Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas voltados a Temas Específicos
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
14 resultado(s)
Página 1 de 2
Resumo

A ansiedade e os transtornos depressivos com os quais a ansiedade é frequentemente comórbida constituem uma enorme carga de doença nos Estados Unidos e em outros países. Aprovações de novos tratamentos medicamentosos para estes distúrbios têm diminuído nos últimos anos, em grande parte porque os estudos pré-clínicos não foram capazes de prever sua eficácia em ensaios clínicos. Análises detalhadas da resposta à ameaça em roedores de laboratório sugerem um comportamento defensivo particular, a avaliação de risco (RA do inglês risk assessment) como um biomarcador comportamental para ansiedade e depressão; uma visão fortemente apoiada por estudos recentes de ruminação e ansiedade / depressão, padrões de movimentação ocular de indivíduos ansiosos e expressões faciais associadas à ansiedade. Sistemas cerebrais subcorticais ativados por um predador (gato) ou por uma ameaça coespecífica foram sistematicamente delineados no laboratório do Dr. Newton Canteras, em São Paulo. Análises de transtornos de ansiedade humana com o foco na atenção a pistas de ameaças com significado evolutivo em conjunto com eventos estressantes, sugerem um modelo com alto poder translacional. Estudos preliminares envolvendo análises comportamentais de ratos confrontados com espécies de cobras com as quais têm apenas uma história evolutiva muito distante confirmam que estes encontros produzem níveis muito mais elevados de RA e menos defesas de fuga ou de congelamento do que aqueles com ataques de gatos/coespecíficos. Nota-se que padrões de ativação subcortical são parecidos, mas não idênticos, ao observado em resposta a exposição ao gato. Usando o estímulo de uma cobra que não co-evoluiu no mesmo ambiente do rato, e filogeneticamente distante, este projeto irá investigar os sistemas subcortical e cortical envolvidos na RA. Uma variedade de técnicas moleculares, incluindo a expressão de c-fos e a inativação química e optogenética de estruturas relevantes, serão usadas para rastrear os sistemas envolvidos. A relação entre a RA e a oscilação do ritmo teta em conjunto com a manipulação regional dos circuitos corticais e subcorticais devem fornecer elementos essenciais para entender a associação destas medidas com ansiedade. O projeto deve gerar detalhes dos sistemas cerebrais subjacentes a ambos os conjuntos de medidas (i.e., padrões de oscilação da RA e do ritmo teta), sugerindo métodos mais efetivos para modular esses potenciais biomarcadores de ansiedade. (AU)

Resumo

A resistência aos antibióticos é um problema imperativo global, e o 'vácuo' no desenvolvimento deste tipo de medicamento dos últimos anos permitiu que os principais patógenos humanos se tornassem resistentes à todos antibióticos, incluindo àqueles de 'ultimo recurso'. Esta realidade exige um esforço multidisciplinar na direção da exploração de novas idéias que possam levar ao desenvolvimento de tratamentos cujos alvos sejam processos bacterianos essenciais. Um dos interesses recentes do meu grupo tem sido a busca por novos antibióticos potenciais através da triagem de bibliotecas de produtos naturais preparadas à partir da biodiversidade brasileira, uma fonte de agentes antimicrobianos inexplorada. Uma campanha de triagem inicial identificou mais de 30 amostras capazes de bloquear a ação das Penicillin-Binding Proteins - PBPs, enzimas essenciais para a formação da parede celular bacteriana, e também o crescimento de bactérias em testes microbiológicos. Além disto, graças ao apoio da FAPESP, pudemos caracterizar estruturalmente o primeiro complexo entre uma PBP e uma molécula parceira que participa da elongação da parede celular, o que abriu as portas para uma melhor compreensão deste processo. Este novo pedido de projeto temático SPEC tem como objetivo expandir estes resultados encorajadores, e inclui experimentos visando a caracterização de outros complexos envolvidos na biossíntese da parede bacteriana, bem como a ampliação dos esforços de identificação de novos produtos naturais inibidores do processo de resistência aos antibióticos. Este é um projeto de alto risco/alto ganho que combina o estado-da-arte da biologia estrutural com microbiologia e biofísica e que terá impacto tanto nas áreas biológicas como nas de saúde pública. (AU)

Resumo

O programa de pesquisa proposto de 5 anos refere-se ao potencial excepcional de fibras à base de vidros especiais (FVS), uma linha inovadora de pesquisa onde ciências química, física e materiais convergem trazendo novos conceitos de transformação, novos paradigmas de aplicativos e impacto tecnológico para uma ampla gama de conhecimentos. O objetivo da pesquisa consiste no estudo a longo prazo de FVS e da inter-relação entre a ciência de materiais e química, que confere a criatividade e a inovação nesta linha de pesquisa que está no coração de muitos avanços da pesquisa de alto impacto no domínio das telecomunicações, saúde e monitoramento ambiental. Este programa de pesquisa irá envolver a formação de pessoal altamente qualificado no domínio da química, ciências dos materiais, física, óptica e fotônica dentro de unidades de investigação que elevam o padrão de melhores práticas. (AU)

Resumo

Desenhado com um programa integrado de pesquisa, envolvendo pesquisadores brasileiros e do Reino Unido, "Nordeste" tentará remediar esta negligência: 1. Através do estabelecimento de uma rede de parcelas permanentes de estudo, similar àquela existente para florestai tropicais, possibilitando monitoramento de estrutura e dinâmica da biomassa, além das respostas de curto e longo prazo ás mudanças globais 2. Com o auxílio de técnicas inovadoras planejadas para melhor quantificar a biodiversidade desta região e para desenvolver uma compreensão de como a biodiversidade varia espacialmente e temporalmente em resposta à variações em solo e clima. 3. Através do desenvolvimento de modelos mecanisticos para respostas de ecossistemas semi-áridos ás mudanças globais e uma série de mensurações detalhadas de estrutura de ecossistema e de variáveis ecofisiológicas em uma gama variada de subtipos de Caatinga encontrados na região. (AU)

Resumo

O presente projeto trata das variações na composição da atmosfera e das adaptações evolutivas da vida na Terra primitiva. Nosso objetivo é caracterizar a evolução da biosfera ao longo do GOE (2,45-2,32 Ga) e do NOE (0,8-0,54 Ga). Para atingir este objetivo, vamos usar testemunhos de perfuração disponíveis e obter testemunhos novos em sucessões sedimentares principais do Brasil e do Uruguai e desenvolver novos métodos de imageamento e de análises químicas in-situ (elementos maiores e traços), além de obter proxies isotópicos (S, C, N, Fe , Mo, Cr) nas mesmas amostras em múltiplas escalas (da escala do microfossil ao nível da bacia sedimentar), determinar o grau de overprint térmico (das condições de facies xisto-verde ao anfibolito). O foco mais importante será na ligação entre múltiplas escalas de observações, e na história sedimentar e metamórfica usando técnicas. O uso de técnicas avançadas de imageamento e medidas isotópicas in-situ faz deste projeto o primeiro do gênero neste intervalo de idades e garantirá novos insights sobre a história de vida e da oxigenação na Terra primitiva. Esta proposta foi construída sobra a experiência prévia do pesquisador responsável, que vem trabalhando sistematicamente neste assunto na última década. Por isso, esta proposta representa uma oportunidade única para estudar o paleoambiente no final do Arqueano e do Proterozóico e reconstruir os ciclos biogeoquímicos a partir da combinação de dados da América do Sul e da Austrália. O projeto também contribuirá para estabelecer uma liderança científica nas técnicas de imageamento e análises in-situ em diferentes escalas dos proxies biogeoquímicos. (AU)

Resumo

O projeto de pesquisa está se propondo a focar, em escala global, como a intensificação de pastagem, sob análise espacial e ambiental é relevante a bioenergia. Este projeto temático, de 3 anos, está concebido como uma contribuição a iniciativa GSB (Global Sustainable Bioenergy), onde está estruturado em 3 partes com os objetivos correspondendo a atingir hipóteses definidas em artigos estruturados a priori sob 3 grandes grupos. Grupo I: Potencial de Pastagem e Subsequente Produção de Culturas Energéticas; Artigo I.1- Análise da Performance da produção de pastagem utilizando "Climate Binning" através de dados de campo; Artigo I.2 - O impacto do solo na variabilidade sazonal da precipitação e mudanças climáticas na Performance da produção da pastagem baseada no estudo de "Climate Binning"; Artigo I.3 - Desenvolvimento de um modelo global de produtividade para a cultura de Algave; Artigo I.4 - Desenvolvimento e Aplicação preliminar de um modelo multi culturas para a produção de energia, em áreas de pastagens. Grupo II: Sustentabilidade na Intensificação de Pastagem e sua Subsequente avaliação para os diferentes cenários. Artigo II.1 - Desenvolvimento de um modelo biogeoquímico, em escala global, para sistemas pastoris; Artigo II.2 - Modelando os cenários para Intensificação de pastagens. Grupo III: Análise Espacial, Sensoriamento Remoto e Modelagem. Artigo III.1: Análise Geoespacial do incremento da produtividade em termos de ocupação por área (número de cabeças/área); Artigo III.2: Detecção e Mapeamento de áreas com uso de lavoura-pecuária através de Sensoriamento Remoto. O projeto será liderado pelo Dr. John Sheehan e será realizado por uma equipe internacional. Um detalhado plano de execução é apresentado incluindo os períodos de cada tarefa e os membros da equipe envolvidos. Exceto os pesquisadores do projeto este projeto ainda contará com 4 PósDoc´s, 4 estudantes de pós-graduação e 4 estudantes de graduação. O Grupo I se baseará em uma revisão de artigos reportando uma importante análise espacial do potencial de intensificação para áreas de pastagens, este será liderado pelo Dr. Sheehan e desenvolvido com outros membros da equipe. O Grupo I também terá a colaboração dos membros da equipe do Dr. Steve Long (Universidade de Illinois) no modelamento de culturas energéticas e suas repostas às mudanças climáticas. Os resultados encontrados no Grupo I serão utilizados diretamente nas atividades do grupo II, liderado pelo Dr. Marcelo Galdos (CTBE) e pela equipe do Dr. Keith Paustian (Universidade Estadual do Colorado) que atua na modelagem de ecossistemas agrícolas. O Grupo III leva em consideração uma vantagem, em particular, que o Brasil apresenta no sentido de ter um bem desenvolvido sistema de integração lavoura-pecuária e dados associados a este, para construir, uma expertise ligando o Sensoriamento Remoto e integração Lavoura-pecuária (Grupo liderado pelo Dr. Jansle Vieira Rocha). Cabe ressaltar que as atividades dos Grupos I e III oferecem grande oportunidade de validação para ambas. Complementarmente o Grupo III contribuirá com um trabalho de campo para subsidiar novas técnicas para medidas da performance e localização de sistemas de lavoura-pecuária, o qual representa uma fração significativa da produção pecuária global. O sucesso do projeto significará um avanço intelectual da fronteira nos domínios geoespacial de análise de áreas de pastagens, na estimativa potencial de produtividade destas áreas, na modelagem de culturas energéticas assim como a oportunidade para incrementar a produtividade através da integração (lavoura-pecuária), aumentando o manejo e a intensificação das terras e a sustentabilidade destas estratégias. Os resultados permitirão avançar no entendimento do potencial da Bioenergia assim como estabelecer uma nova equipe, posicionada a entender mais sobre os impactos e contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos no Brasil. (AU)

Resumo

Esta é uma proposta para realizar pesquisa de classe mundial em sistemas de inovação, estratégias e políticas com a intenção de construir uma unidade de pesquisa sustentável para o PR, os PPs, os PAs, doutorandos e professores visitantes internacionais neste campo usando os conhecimentos e as redes de pesquisas globais do PR e PPs. O principal objetivo é melhorar as capacidades do DPCT, a fim de elevá-lo entre os 10 principais centros de pesquisa em inovação do mundo dentro de dez anos. Essas capacidades serão estruturadas em torno de quatro trajetórias de pesquisa: 1) A política de inovação em uma perspectiva de sistemas; 2) Avaliação de programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D); 3) Parcerias estratégicas / redes públicas e privadas; 4) Empreendedorismo. Em um contexto de uma rede de pesquisa global, um grande número de resultados é esperado, principalmente relacionados à qualificação de pessoal em estudos sobre inovação, produção de teses e dissertações, publicação de artigos científicos e simulação conjunta de metodologias com intensa interação entre os centros de pesquisas relevantes em todo o mundo e o DPCT. (AU)

Resumo

Hoje acredita-se que os hemicanais de conexinas (Cx) e canais de panexinas (Panx), que conectam o citoplasma das células com o meio extracelular, atuam como poros patológicos que facilitam a morte celular e a inflamação. Este fato apresenta elevada relevância clínica, uma vez que proporciona a possibilidade de limitar terapeuticamente a propagação de ambos os processos e, assim, a manifestação de um grande número de doenças. O projeto CONNECT pretende resolver esta questão e verificar, simultaneamente, a hipótese de que os hemicanais de conexinas e canais de panexinas podem servir como alvos terapêuticos e biomarcadores nas doenças. Foco específico será dado à insuficiência hepática aguda e fibrose hepática. Como tal, o projeto CONNECT apresenta três objetivos científicos. O objetivo da primeira fase é a caracterização da expressão de Cx32, Cx43 e Panxl nas doenças tíepáticas. Os tecidos hepáticos de doenças humanas e modelos animais de insuficiência hepática aguda e fibrose hepática serão utilizados para esta finalidade. A expressão das conexinas e panexinas será estudada nos níveis transcricional e transducional, em paralelo com a avaliação da atividade funcional de seus canais. A segunda fase é representada pelo ensaio in vitro dos inibidores de hemicanais compostos porconexina Cx32 e Cx43; e canais compostos por Panxl, nomeados, respectivamente, Gap24, Gap19 e 10Panx1. Atenção especial será dada à sua seletividade ao alvo e seu potencial em reduzir a morte celular e inflamação baseado em modelos hepáticos in vitro. O objetivo da terceira fase será a verificação in vivo dos resultados estabelecidos in vitro na segunda fase. Isto será alcançado através da administração dos inibidores de canais em modelos animais de insuficiência hepática aguda ou fibrose hepática. De maneira geral, o projeto CONNECT busca novos alvos terapêuticos e biomarcadores que podem ser utilizados no contexto específico da insuficiência hepática aguda e fibrose hepática. O impacto clínico e utilidade são, no entanto, muito maiores, uma vez que sua natureza abrangente faz com que os resultados do projeto CONNECT sejam aplicáveis em muitas outras doenças e, assim, podem representar benefício potencial para inúmeros grupos de pacientes. (AU)

Sinalização por íons de cálcio em tripanossomatídeos

Processo:13/50624-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa SPEC
Vigência: 01 de março de 2014 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Roberto Docampo
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:

Silvia N. J. Moreno

Assunto(s):CálcioInositolTrypanosomaMitocôndrias
Resumo

A regulação da homeostase intracellular de Ca2+ em tripanossomatídeos tem características bastante diferentes de mamíferos. Estes parasitas possuem compartimentos ácidos, os acidocalcisomas, que armazenam a maior parte do Ca2+ intracelular, além de armazenar grandes quantidades de polifosfatos. Resultados recentes de nosso grupo de pesquisa demonstram que os acidocalcisomas possuem também receptor de inositol 1,4,5-trifosfato (IP3R), usualmente presente no retículo endoplasmático (ER) de células de mamíferos. Este receptor tem papel central em toda sinalização de Ca2+ em mamíferos e está envolvido tanto na regulação de processos vitais como a fosforitação oxidativa quanto em processos de morte celular por apoptose ou necrose. Estas propriedades conferem a este receptor um grande potencial como alvo para quimioterapia. A proximidade entre o receptor 1P3R e o canal mitocondrial de cálcio (MCU) facilita o trânsito de Ca2+ entre as duas organelas. Assim, propomos que o transporte de Ca2+ mitocondrial participa da sinalização para proliferação de tripanosomas tanto in vivo como in vitro via TblP3R. A caracterização das vias de sinalização por Ca2+ em tripanosomas trará conhecimento novo sobre a biologia destes parasites, sobre a evolução de eucariotos, bem como indicará novos alvos para terapia de doenças parasitárias. Nossa meta principal é desenvolver conhecimentos sobre os mecanismos de homeostase de Ca2+ em tripanossomatídeos que fornecerão subsídios para o desenho de novos quimioterápicos contra doenças parasitárias. (AU)

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa será examinar o impacto da hidroelétrica de Belo Monte e contribuir à área científica conhecida como ecologia humana. A pesquisa não representa um estudo de caso isolado, porque 147 barragens estão planejadas na Amazônia, 69 delas no Brasil e muitos países veem hidroelétricas como uma solução ao problema energético. Os temas a serem investigados representam desafios: como responder ao rápido aumento de doenças infecciosas, ao rápido aumento demográfico e a resultante carga sanitária, alimentícia e residencial; como responder com políticas adequadas as mudanças na disponibilidade de mão de obra, no uso da terra e nos fluxos de investimentos no setor urbano e rural; e como garantir o desenvolvimento da região em longo prazo. O projeto visa o uso de métodos inovativos como reentrevistas anuais via telefone celular, o uso de imagens de satélite de alta resolução para quantificar mudanças no uso da terra; e analisar processos demográficos nunca antes estudados neste contexto, tais como os investimentos dos trabalhadores da barragem na economia rural e urbana. Os resultados terão utilidade imediata para agências responsáveis em garantir o bem estar da população afetada, as quais têm mostrado muito interesse em participar nos estudos e de aplicar os resultados nas áreas de saúde e planejamento. (AU)

|
14 resultado(s)
Página 1 de 2
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção